16 de set. de 2009

Homem que se cuida não perde o melhor da vida


Você sabia que a cada três adultos que morrem, dois são homens? E que os homens vivem em média sete anos menos que as mulheres? É de assustar!

Isso acontece porque os homens têm mais doenças do coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes, pressão alta, tendência à obesidade e não praticam atividade física com regularidade, entre outros problemas. Também têm medo de descobrir doenças, acham que nunca vão adoecer e por isso não se cuidam. Os homens não procuram os serviços de saúde e não seguem os tratamentos recomendados. Além disso, estão mais expostos aos acidentes de trânsito e trabalho, utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade e estão envolvidos na maioria das situações de violência.

Muitas doenças poderiam ser evitadas se os homens procurassem os serviços de saúde, evitando a dor física, emocional e o sofrimento da sua família.

Foi pensando nisso, que o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Já que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros, o Ministério quer melhorar o atendimento à saúde da população masculina, principalmente com uma política de prevenção, treinamento dos profissionais de saúde, informação e comunicação.

Como forma de divulgação dessa nova política do Ministério, foi iniciada no final de agosto, uma campanha publicitária com abrangência em todo o Brasil, voltada para todos os homens, de todas as classes sociais. A campanha foi desenvolvida pela agência de publicidade Agnelo Pacheco Comunicação. Entre as peças publicitárias criadas para veiculação, está o comercial de 30 segundos, veiculado nacionalmente em diversas emissoras de TV aberta, segmentada e fechada. Também fazem parte da campanha, spot para rádios AM e FM de todo o país, folders explicativos, entre outros. Além disso, ações publicitárias específicas na Copa do Mundo de Rodeio 2009, em Barretos/SP e ações de merchandising no Domingão do Faustão (Globo), Domingo Legal (SBT), Pânico na TV (Rede TV!) e Terceiro Tempo (Band), serviram para reforçar a campanha.

Com o conceito de que “homem que se cuida não perde o melhor da vida”, o Ministério pede que os homens dêem mais atenção à sua saúde. Sugere que adotem uma alimentação saudável, não fumem, evitem bebidas alcoólicas e pratiquem exercícios físicos.

Sendo assim, espera-se que nós, homens, tomemos conhecimento de hábitos saudáveis que devemos adotar para cuidarmos da nossa própria saúde e tenhamos a atitude de colocá-los em prática, afinal, homem que se cuida não perde o melhor da vida.


Jean Lima
Publicitário – DRT/DF 562
Agnelo Pacheco Comunicação

Nenhum comentário: