12 de nov. de 2008

A Secretaria de Cultura lança o edital para as pessoas que quiserem concorrer ao 'Prêmio José Aparecido de Oliveira'


O vencedor, receberá um prêmio de 15 mil reais, descontados os impostos. As inscrições deverão ser efetuadas até às 18h do dia 21 de novembro na própria Secretaria de Cultura.A Comissão Julgadora poderá, a seu critério, conceder certificado de menção honrosa aos demais trabalhos que tenham se destacado no concurso.

A Secretaria de Cultura lança o edital para as pessoas que quiserem concorrer ao 'Prêmio José Aparecido de Oliveira', com o objetivo de selecionar e premiar o melhor trabalho representativo de ação preservacionista relativa a Brasília enquanto Patrimônio da Humanidade. O Prêmio será anual e oferecido em reconhecimento a ações de preservação que, em razão de sua relevância e caráter exemplar, façam-se dignas de registro e divulgação, conforme especificações detalhadas no Regulamento constante no edital.

Poderá participar do concurso qualquer pessoa que tenha desenvolvido ou esteja desenvolvendo ações voltadas para o estudo ou preservação de Brasília, enquanto Patrimônio Cultural da Humanidade, residentes ou não no Distrito Federal e com projetos totalmente inéditos. O candidato deve se inscrever em uma das três categorias: Ações Educativas, Trabalhos Escritos e Preservação de Bens Móveis e Imóveis. Porém, somente um dos três melhores trabalhos será escolhido. O vencedor, receberá um prêmio de 15 mil reais, descontados os impostos. As inscrições deverão ser efetuadas até às 18h do dia 21 de novembro na própria Secretaria de Cultura. .

O trabalho concorrente deverá ser apresentado em forma de dossiê, datilografado ou digitalizado em ambiente Word e impresso. Deverá reunir elementos documentais escritos, ou iconográficos, ou audiovisuais, ou produtos que ilustrem a ação desenvolvida, tais como fotografias, slides, peças pedagógicas, livro, texto, CD Rom, CD, entre outros.Todas as peças apresentadas no ato da inscrição deverão ser acondicionadas em envelope lacrado, colocando-se em seu canto direito inferior o número recebido no ato de inscrição. O candidato deverá entregar seu envelope na Secretaria de Cultura.

O resultado será divulgado no site da Secretaria de Cultura, com data prevista para o dia 25 de novembro de 2008. O vencedor receberá o prêmio no dia 7 de dezembro, data do aniversário do reconhecimento, feito pela Unesco, de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

José Aparecido de Oliveira

O prêmio recebe o nome de José Aparecido de Oliveira. Casado e pai de 2 filhos, o ex-ministro da cultura iniciou sua carreira política como secretário particular do ex-presidente Jânio Quadros. Foi o deputado federal pelo estado de Minas Gerais mais votado e pertencia a União Democrática Nacional (UDN). Voltou à Câmara dos Deputados em 1982. Foi governador do Distrito Federal de 1985 a 1988, ministro da Cultura entre setembro de 1988 e março de 1990 no governo de José Sarney. Passando para um cargo mais diplomático, foi embaixador em Portugal no governo do presidente Itamar Franco. Seu último cargo político foi como assessor especial de Relações Internacionais na gestão de Itamar Franco no governo de Minas Gerais. Antes de adoecer, presidia a Fundação Oscar Niemeyer. José Aparecido de Oliveira morreu aos 78 anos vítima de uma insuficiência respiratória no dia 19 de outubro de 2007, na UTI do hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte.

Programe-se - Inscrições para o Prêmio José Aparecido de Oliveira. Até às 18h do dia 21 de novembro. Local: Secretaria de Cultura, localizada no Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro. Informações: (61) 3325 6206 ou acesse

http://www.sc.df.gov.br/

Nenhum comentário: