22 de set. de 2008

Agência de Publicidade

Olá galera do Comunicação Livre!

Aqui vai um super post dedicado especialmente àqueles que ainda não conhecem os vários setores de uma Agência de Publicidade. Vale lembrar que, os setores abaixo relacionados, podem variar de Agência para Agência de acordo com vários fatores: porte da Agência, cartela de clientes, entre outros.



Setores de uma Agência de Publicidade

Agência é a pessoa jurídica especializada em métodos, artes e técnicas publicitárias, que por autorização de um cliente anunciante, planeja, concebe e executa campanhas publicitárias, negociando com os veículos sua exibição a mando do próprio cliente.“

Uma Agência é composta de 6 elementos fundamentais:
Atendimento;
Planejamento;
Pesquisa;
Mídia;
Criação;
Produção;

Dentre todas, a produção pode ser terceirizada, caso nesta agência não haja um estúdio próprio.

Atendimento
Prospecção, contato publicitário, representante… Sinônimos à parte, esta é a área da Agência quem mantém o contato direto com o cliente. É mais agradável e inteligente trabalhar em um ambiente com direções claras, processos eficientes e decisões oportunas - é na relação com o cliente que se encontra a maior importância do Atendimento Publicitário.

O profissional de Atendimento é a imagem externa da agência e, por esse motivo, deve ter um perfil pró-ativo, uma boa oratória e, essencialmente, treinar técnicas de persuasão, não somente para vender a idéia, mas sim para transmitir a mensagem. Antes de se tentar contribuir para o negócio dos clientes, é preciso entender o mundo deles, as culturas nas quais eles operam, as verdadeiras dinâmicas de suas marcas e do mercado. Somente por meio da imersão no mundo do cliente e do consumidor, os profissionais de Atendimento poderão enxergar novos insights e, efetivamente, estabelecer parcerias de sucesso.

Os profissionais devem ser sempre encorajados a imaginar novas formas pelas quais uma marca poderia ser posicionada, e a prever ameaças da concorrência antes que elas se tornem realidade. Mais do que tudo, é responsabilidade do Atendimento assegurar que a marca tenha um futuro mais promissor, mais estimulante e com mais sucesso do que ela tem no presente.

Visualmente o profissional de Atendimento deve prezar a boa aparência e tentar oscilar entre o moderno e o clássico. Tendo que causar sempre boa impressão, é imprescindível cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais e, ainda, se dedicar aos conhecimentos de sua cartela de clientes, uma vez que fica mais fácil de manter-se próximo quando se fala a mesma língua.

Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office (Word, Excel, Power Point), para manter a organização de seus trabalhos, uma comunicação limpa, padronizada e para apresentar bem a empresa e as propostas. O Atendimento isenta-se dos softwares de criação, editoração e tratamento de imagens, mas o resultado de uma boa criação é a somatória de um bom Atendimento e um bom Planejamento.

Planejamento
O Planejamento é o cérebro da Agência. Em muitos casos não há um profissional específico para esta etapa e o que acontece é que Atendimento e Criação juntos discutem o planejamento. Existem algumas técnicas de planejamento, uma delas é o braisntorm, uma espécie de discussão criativa livre da qual muitas vezes saem grandes idéias. Engana-se quem pensa que criar é uma questão de inspiração e sorte. Hoje o Planejamento de uma campanha usa quase uma estratégia de guerrilha na qual tudo são armas potenciais.

O valor do Planejamento está na capacidade de melhor processar as informações disponíveis, pois, hoje, com o acesso muito mais fácil a todo tipo de dado, essa capacidade tem uma função estratégica definitiva: mostrar quais são os principais caminhos de posicionamento. É uma ferramenta objetiva e consistente que faz toda a diferença no desenvolvimento da estratégia de comunicação, analisando o comportamento das pessoas e o reflexo de suas crenças, pois a intenção de mudar um comportamento deve passar pela identificação e mudança dessa crença. Planejar é saber se colocar no lugar do consumidor, para poder vivenciar e descobrir suas crenças.

Visualmente o profissional específico de Planejamento deve prezar a boa aparência e tentar oscilar entre o profissional de Atendimento e o de Criação, de acordo com seu contato com o cliente. É imprescindível cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.

Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office (Word, Excel, Power Point), para manter a organização de seus trabalhos, uma comunicação limpa, padronizada e para apresentar bem a empresa e as propostas ou, em caso de também ser um profissional de Criação, dominar os softwares de criação, editoração e tratamento de imagens, mas o resultado de uma boa criação é a somatória de um bom Atendimento e um bom Planejamento.

Pesquisa
Quando se fala em pesquisa logo vem à cabeça IBGE, Vox Populi, Data Folha e se pensa que pesquisar é um trabalho complicado e que deve-se terceirizar.

Ouvir o consumidor e transmitir suas crenças para os diferentes departamentos da agência é a essência do trabalho da equipe de Planejamento e Pesquisa. Pesquisar é muito mais do que perguntar. Quando se utiliza de técnicas exclusivas, desenvolvem-se projetos de pesquisa preocupados em fazer as perguntas certas, da forma e na situação mais adequadas. Muitas vezes tais pesquisas não são de grande porte, descartando o uso de um instituto de pesquisa terceirizado.

Outro meio de se pesquisar é coletar as informações que já estão disponíveis de forma gratuita em livros, internet, cartórios e tudo mais que possa informar sobre consumidor, mercado, produto ou serviço ligado ao cliente.

A pesquisa parece banal, mas é a ferramenta mais utilizada por todas as economias mundiais.

Visualmente o profissional de Pesquisa deve prezar a boa aparência, de acordo com seu contato com o cliente. É imprescindível o domínio de ferramentas de estatística, metodologia de pesquisa, ferramentas de pesquisa e análise de dados. Vale a pena, também, cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.

Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office, ou seja, Word, Power Point e Excel, este, muito bem, para poder transformar em gráficos os dados pesquisados.

Mídia
Os profissionais de Mídia atuam como conselheiros de investimentos que administram os orçamentos de cada cliente. O que se busca sempre é construir e sustentar a liderança da marca. Sempre muito integrada à Pesquisa, a Mídia da agência utiliza todas as pesquisas de mercado disponíveis, associadas a um banco de dados de veículos de todo o País, garantindo todos os recursos para um bom planejamento estratégico com um planejamento de mídia eficaz, em que o cliente pode ter a segurança de estar investindo bem seu dinheiro. Sua mensagem, seja de marca, seja institucional, será absorvida pelo público que realmente interessa. Sem desperdícios e em harmonia com a linha geral de comunicação. O profissional de Mídia mantém um relacionamento muito próximo com os veículos de comunicação, o que lhe garante muitos compromissos sociais (oba-oba) que devem ser cumpridos.

Visualmente o profissional de Mídia deve prezar a boa aparência, podendo ter seu estilo próprio, uma vez que ele sempre estará por trás do Atendimento e em contato com o pessoal de produtoras e veículo sem tanta cerimônia. É imprescindível o domínio de ferramentas exatas, cálculos e fórmulas, calendários e agendas são a vida deste profissional. Vale a pena, também, cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.

Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office, ou seja, Word, Power Point e Excel, este, muito bem, para poder calcular, com base nas tabelas dos veículos, como o investimento do cliente será aplicado.

Criação
Nenhuma marca será percebida como líder se ela imitar as ações e as abordagens das suas concorrentes. Também não será líder se não fizer uma conexão com os consumidores. Por isso, existe tanta valorização da criatividade com o objetivo: ter resultados.

Existe uma lenda de que os “criativos” estão apenas em um departamento de uma agência, na Criação, mas processo criativo começa na forma de atendimento, passando pelo planejamento, cria-se e, ainda, compra-se mídia. Deve haver criatividade também no relacionamento com os clientes e até no acompanhamento dos resultados de uma campanha.

O trabalho criativo deve fazer alguma coisa acontecer. Não é suficiente ter uma idéia criativa e rezar para que tudo dê certo. Alguém deve se sentir melhor sobre a marca. Ou dar a ela uma segunda chance. Ou ao menos experimentá-la.

Visualmente o profissional de Criação tem um estilo próprio, que varia entre mauricinho e skatistas-clubbers. Ainda assim deve-se prezar a boa aparência, ao menos no que diz respeito à higiene, uma vez que ele sempre estará por trás de tudo, trabalhando sem tanta cerimônia. Raros são os casos em que se promove um contato entre o profissional de Criação e um cliente. É imprescindível cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.

Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, nos softwares ligados à sua área, seja ela imagens, editoração, arte-finalização, animação ou produção para qualquer tipo de mídia.

Produção
Juntamente com a Criação, é o departamento que organiza a produção do que foi criado. A produção trabalha com o banco de dados dos fornecedores de serviços como gráficas, produtoras de tv, empresas de mídia externa, mídia interativa, dentre outras, que podem ser regionais, estaduais, nacionais e até do exterior, dependendo da necessidade do cliente. A Produção manuseia e organiza os orçamentos e os calendários de execução e de entregas; define prioridades e resolve problemas de arte-finalização com a Criação.

Visualmente o profissional de Produção deve prezar a boa aparência, podendo ter seu estilo próprio, uma vez que ele sempre estará por trás de tudo e em contato com os fornecedores de serviços. É imprescindível o domínio de ferramentas exatas, cálculos, calendários e agendas são a vida deste profissional. Vale a pena, também, cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.

Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office, ou seja, Word, Power Point e Excel, este, muito bem, para poder calcular, com base nas tabelas dos veículos, como o investimento do cliente será aplicado.


Interativa
Já se foi o tempo em que as mídias on-line e off-line eram duas coisas completamente diferentes. Hoje, agências mais modernas cultivam uma divisão interativa que trabalha alinhada com todas as outras mídias. Colocando uma marca na internet a fim de complementar e oferecer diferenciais para campanhas realmente efetivas. A internet não pára de crescer e cada vez mais a demanda por esse meio de comunicação aumenta.

Provedores como o UOL e o Terra já possuem tabelas fórmulas para a comercialização de espaços virtuais que vão desde pequenos banners até verdadeiras vitrines virtuais, o que melhor servir ao cliente da Agência.

Outros setores
Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Promoção de Vendas, Design e Redação e Revisão. Uma Agência completa, com todos estes setores, é chamada de Full Service.

Remuneração de uma Agência
Comissão de Veiculação:
Dos 100% investidos em um veículo, 80% é dele e 20% retorna para a Agência a título de comissão. Teoricamente o veículo cobra o mesmo, independente de o cliente o procurar direto ou por intermédio da Agência.

Comissão sobre serviços de terceiros:
A Agência pode faturar até 15% acima de serviços os quais ela não oferece e tem de contratar.

Faturamento sobre serviços técnicos:
Honorários sobre serviços especiais.

Independentemente de tudo isso, uma boa agência é apta a “manobrar” todos esses valores agregados de forma única e surpreendente. Basta somente uma equipe de sucesso para atingir todos estes valores, sejam eles morais internos e externos, assim então, conseguindo no dia-dia, novos clientes, novas soluções com muita criatividade e inovação.





É galera... Viu, né... Em qualquer área da Publicidade, é fundamental estudar e ler muito, e de tudo. Você pode então começar a praticar, lendo e opinando aqui, no Comunicação Livre!

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom o post. Afinal, são dúvidas que todo estudante de jornalismo tem em relação aos publicitários...rs