15 de jul. de 2008

Por dentro do IV Congresso Brasileiro de Publicidade - 2


Terça-feira, 15 de Julho de 2008


Comissão propõe ampliação do trabalho do profissional de mídia

O apresentador Fausto Silva foi uma atração à parte com suas intervenções bem-humoradas

A comissão 'Eficácia no Planejamento e Compra de Mídia', presidida por Ângelo Franzão Neto, iniciou suas reflexões com a apresentação de um vídeo. No telão, representantes de marcas importantes como Sadia, Vivo, GM, AmBev e Itaú, relataram suas experiências na escolha de mídias que melhor atendam cada cliente. Para Antônio Jacinto Matias, vice-presidente do Itaú, o papel do profissional de mídia dentro das empresas é 'buscar as melhores formas de chegar ao público com as melhores mensagens.'

Além do que estava previsto na tese, os integrantes decidiram adicionar outros pontos: cuidado com as informações básicas da marca; pesquisa e a participação do profissional de mídia integralmente no processo de comunicação e marketing.

Depois dos debates, a tese aprovada prevê a inclusão de, pelo menos, um profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia dentro do departamento de Marketing das empresas, bem como a obrigatoriedade da existência de um profissional de mesmo porte a integrar a equipe de agências de publicidade. 'Dos dois lados precisamos ter profissionais que falem a mesma língua', apontou um congressista.

Outro ponto aperfeiçoado na tese indica a inclusão de disciplinas de Tecnologia e Serviços de Marketing no currículo das universidades brasileiras. As propostas mantidas sugerem a unificação dos currículos de universidades/faculdades e o crescimento do intercâmbio entre profissionais de mídia em âmbito regional, nacional e até internacional.

O tópico mais comentado e questionado da tese sugere o investimento de 1% da receita das empresas em pesquisas e ferramentas para aperfeiçoar a comunicação, como pesquisas. Houve divergência em relação ao faturamento das empresas e quanto essa porcentagem pode ser pequena se a empresa tiver baixa arrecadação. Mesmo assim os palestrantes defendem o percentual como um investimento mínimo, sendo que a receita está diretamente ligada à necessidade das empresas.

As intervenções do apresentador Fausto Silva, que atuou como moderador da reunião, arrancaram risos da platéia que lotou a sala da comissão. Sempre disposto e bem humorado, Faustão criou um clima descontraído enquanto mediava a participação dos congressistas.


Nenhum comentário: