12 de mar. de 2008

A rebelde busca pelo novo

Por Mariana DitolvoPublicada em 12 de Março de 2008 às 19:28


Richard Laermer apresenta conceito de Punk Marketing, que propõe a quebra de paradigmas de marketing, no encerramento do Proxxima 2008. Ele sustenta que é preciso romper com o tradicional já que o consumidor tem o poder na ponta dos dedos
Baseado em 15 princípios que considera essenciais para se fazer um marketing de resultado, Richard Laemer, autor do best-seller Punk Marketing, encerrou o Proxxima 2008 nesta quarta-feira, 12, com um objetivo: "provocar certa dor de cabeça" nos participantes do evento. Fundamentado pela revolução punk ocorrida na década de 70 nos Estados Unidos, o autor defendeu que o consumidor dos dias de hoje não é mais passivo em relação às marcas e produtos e precisa ser imapctado de forma praticamente individual e surpreendente. "O marketing tradional está cansado. Vender para o 'todo' é algo que não funciona mais. É necessário rever a forma como se faz publicidade sem medo de ousar", disse.Para tanto, Laermer expôs algumas dicas na tentativa de fazer com que os profissionais e empresários reflitam sobre o rumo que a comunicação deve tomar para cativar o consumidor diante da nova realidade, onde é ele quem dita as regras e centraliza o poder. Entre os pressupostos do Punk Marketing, o autor defende a política do risco e da honestidade. "Hoje em dia nada é garantido e, por isso, não podemos ter medo de arriscar. Acreditar e mostrar paixão por nossa idéias, sempre falando a verdade, é uma forma de tentar atingir resultados", acredita. Podendo funcionar também como filosofia de vida, o Punk Marketing aconselha, entre outras coisas, que durante o processo de produção de campanhas os profissionais sempre se perguntem "Por que não fazer algo diferente?", que nunca tenham receio de se expor perante seu público e que não façam uso do 'papo-furado' do marketing na tentativa de seduzir os consumidores. "É necessário também saber quem você é e buscar autenticidade definindo seus próprios padrões e usando as ferramentas disponíveis para criar seu próprio manifesto", completou.Ao final da apresentação, um desafio. No livro, além dos 14 conceitos primordiais para fugir do lugar comum, há espaço para o 15º e último ponto a ser elaborado por qualquer pessoa interessada em contruir seu auto-manifesto. "Essa escolha é sua. Busque o auto-conhecimento e ajude a encontrar uma regra que se encaixe em sua nova maneira de ver o marketing e a comunicação", encerrou.

Confira mais sobre esse e outros assuntos no link abaixo: http://www.meioemensagem.com.br/proxxima2008/index.jsp

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