
JWT, Y&R e Ogilvy lideram ranking de agências no Top of Mind
Nokia e Visa têm melhores performances e Omo e Coca-Cola mantêm-se como marcas mais lembradas
A pesquisa Top of Mind, realizada pelo 18º ano pelo Datafolha para o jornal Folha de S.Paulo, divulgou seus vencedores nesta terça-feira, 28, em evento no HSBC Brasil, em São Paulo.
A JWT foi a agência de publicidade que mais recebeu certificados de premiação para suas marcas clientes, com oito menções: Nokia (aparelho celular e Top Performance), Nestlé (chocolate), Lux (sabonete), Seda (xampu e Top Feminino) e Coca-Cola (refrigerante e Top do Top).
A seguir vem Y&R com maior diversidade de marcas premiadas: TAM (companhia aérea), LG (computador e acessórios), Danone (iogurte), Casas Bahia (loja de móveis e eletrodomésticos), Vivo (operadora de celular) e Colgate (pasta de dente). A Ogilvy computou cinco certificados: Coca-Cola (refrigerante e Top do Top), Orient (relógio) e Helmann's (maionese e Top Popular).
Como nos últimos anos, as duas marcas mais lembradas, que receberam o troféu Top do Top, foram Coca-Cola (citada por 7% dos entrevistados) e Omo (que garantiu o Grand Prix pelo décimo sexto ano consecutivo. O Top Performance 2008, destinado às marcas que conseguem aumentar sua lembrança de um ano para o outro, ficou entre a Nokia e a Visa, respectivamente nas categorias de telefones celulares e cartões de crédito.
Confira o resultado completo do Top of Mind 2008:
Categorias Especiais
Top do Top (Grand Prix): Coca-Cola (DPZ, JWT, McCann Erickson e Ogilvy) e Omo (Neogama/BBH)
Top Performance: Nokia (JWT) e Visa (Leo Burnett)
Top Popular: Hellmann's (Ogilvy)
Top Consumidor A: Porto Seguro (Caso Design)
Top Feminino: Seda (JWT)
Top Meio Ambiente: Natura (Taterka), Ypê (P&M), Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (sem agênica), Greenpeace (AlmapBBDO) e Petrobras (F/Nazca S&S)
Categorias de Produtos e Serviços
Adoçante: Zero-Cal (house)
Aparelho Celular: Nokia (JWT)
Aparelho de TV: Philips (Africa)
Aspirador de Pó: Arno (Publicis)
Azeite de Oliva: Gallo (PeraltaStrowberryFrog)
Banco: Banco do Brasil (Artplan e Master)
Biscoito: Trakinas (Giovanni+DraftFCB), Mabel (Jordão Publicidade), Nestlé (Publicis), Bauducco (AlmapBBDO) e Fortaleza (Promosell)
Caderneta de Poupança: Caixa Econômica Federal (Fischer América)
Caminhão: Mercedes-Benz (MatosGrey)
Carro: Volkswagen (AlmapBBDO)
Cartão de Crédito: Visa (Leo Burnett)
Cerveja: Skol (F/Nazca S&S)
Companhia Aérea: TAM (Y&R, Energy e Liquid)
Chocolate: Nestlé (JWT)
Combustível: Petrobras (Quê)
Computador e Acessórios: LG (Y&R) e Samsung (Cheil Communciations e Leo Burnett)
Desodorante: Rexona (BorghiErh/Lowe)
Fogão: Dako (Ponto de Criação)
Geladeira: Cônsul (DM9DDB)
Iogurte: Danone (Y&R)
Leite: Parmalat (Africa)
Liquidificador: Arno (Publicis)
Loja de Móveis e Eletrodomésticos: Casas Bahia (Y&R)
Loja de Roupas: C&A (DM9DDB)
Maionese: Hellmann's (Ogilvy)
Máquina de Lavar Roupas: Brastemp (DM9DDB)
Margarina: Qually (DPZ)
Operadora de Celular: Vivo (Africa, DPZ, Fischer América e Y&R)
Pasta de Dente: Colgate (Y&R)
Plano de Saúde: Unimed (F/Nazca S&S)
Pneu: Pirelli (Leo Burnett)
Refrigerante: Coca-Cola (DPZ, JWT, McCann Erickson e Ogilvy)
Relógio: Orient (Ogilvy)
Sabão em Pó: Omo (Neogama/BBH)
Sabonete: Lux (JWT)
Seguro: Bradesco Seguros e Previdência (Neogama/BBH)
Sorvete: Kibon (McCann Erickson)
Supermercado: Carrefour (AlmapBBDO)
Tinta: Suvinil (NBS)
Xampu: Seda (JWT)
O Datafolha entrevistou 6.016 pessoas maiores de 16 anos entre os dias 12 e 15 de agosto em 172 municípios brasileiros de todos os estados. Elas respondem, primeiramente, à pergunta "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?". Em seguida, são perguntadas sobre as marcas que lembram em 40 categorias de produtos e serviços. Para chegar aos vencedores do Top of Mind, o Datafolha considera margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos; e usa como critério de desempate o chamado "awareness", que considera as outras marcas lembradas pelos entrevistados, além da primeira que citam.
Fonte: www.revistapublicidad.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário