2 de set. de 2008

Recupere seus arquivos deletados!

Já aconteceu com todo o mundo. Depois de um tempo, a lixeira do computador está cheia e você resolve limpá-la. Aparece aquele tradicional aviso: tem certeza de que deseja excluir permanentemente estes itens? Você escolhe sim e pronto, a lixeira está vazia.

Contudo, um arquivo importante estava no meio do lixo e você se deu conta disto depois. E agora? Os dados não desaparecem definitivamente. Dentro do computador ainda existem caminhos que levam ao arquivo e é possível recuperá-lo, mesmo com o aviso alertando para o termo "permanentemente"."Os arquivos não são perdidos.

Quando são removidos, o sistema operacional apenas registra que aquele espaço antes ocupado está livre e pode ser utilizado novamente", explica Júlio Machado, professor da faculdade de informática da PUCRS. Ou seja, os dados não foram eliminados do disco rígido (HD) do computador.

O que aconteceu é que o sistema apagou o caminho que identificava a localização do arquivo no HD.Machado explica que existem softwares, tanto freewares (gratuitos) como sharewares (pagos), que identificam os arquivos deletados e permitem sua recuperação.

Entretanto, ele faz um alerta: assim que o usuário perceber que excluiu algum arquivo importante da lixeira, é necessário iniciar o processo para recuperá-lo. Não existe um tempo mínimo, como um dia ou dois para buscar os dados apagados. Vai depender da quantidade de arquivos que o usuário salvou antes de se dar contar do erro que cometeu.

Até a proxíma!

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário: