2 de jul. de 2008

A sedução na fotografia publicitária



A sedução na fotografia é o tema do artigo do jovem publicitário Jean Paulo de Lima, apresentado dia 4 de junho, à Banca Examinadora do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, da Faculdade Facitec, como exigência parcial para obtenção do grau de Bacharel em Publicidade e Propaganda.

Eu, como testemunha ocular da defesa, posso afirmar com propriedade a grande importância desse artigo, tanto para os publicitários, como para os amantes da fotografia.

A apresentação foi muito bem abordada, sendo inicialmente feita uma retrospectiva do início do uso da imagem (nos tempos das cavernas), bem como "as constantes inovações tecnológicas sofridas desde sua descoberta, em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Nièpce" (LIMA, 2008, p.3). Foram citados grandes fotógrafos e pensadores como Cartier-Bresson, Jean Baudrillard, Lypovetsky, Barthes entre outros.

Em seu artigo Jean Lima explora o lado sedutor da publicidade e como ela impõe 'necessidades' de produtos que alimentam a Indústria Cultural. Referindo-se à sedução, que é bastante comum na publicidade, Jean cita Baudrillard que a define como "aquilo que desloca o sentido do discurso e o desvia de sua verdade" (BAUDRILLARD, 1991, p. 61 apud LIMA, 2008, p. 6).

O ponto que mais me chamou a atenção na defesa, foi quando foi explicado a forma que a publicidade age no nosso imaginário, e nos motiva a sempre buscar um mundo 'perfeito'. E é aí que somos seduzidos e pegos pelos nossos próprios desejos. Jean fala sobre o apelo erótico que é bastante utilizado na Publicidade, principalmente em campanhas de cerveja e automóveis, direcionados ao público masculino; e o narcisismo e o apelo jovial extremamente explorado em campanhas de produtos estéticos e vestiários, destinados ao público feminino.

Jean esclareceu modos de se fazer uma peça publicitária. Segundo ele, o real objetivo é o de seduzir, por que "ao mesmo tempo em que a fotografia não é real, ela é, pois está lá, é palpável" (LIMA, 2008, p. 13).

Na Banca Examinadora estavam presentes, além do professor e orientador José Geraldo (FACITEC), a professora Ana Nascimento (FACITEC) e a professora Bernardete Brasiliense (UCB).

Foi muito emocionante ver como um amigo tão estimado conseguiu alcançar seu objetivo de concluir seu curso e escrever e apresentar um artigo tão bem elaborado e interessante.

Parabéns Jean! Que todos os seus esforços possam ser reconhecidos e que você tenha muito SUCESSO!



REFERÊNCIA

LIMA, Jean Paulo de. A sedução na fotografia publicitária. Brasília - DF, 2008.

2 comentários:

Jean Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jean Lima disse...

ôh Cleide... muito obrigado pelas palavras de incentivo e pela amizade que vc tem por mim... saiba que é recíproco... e, é por saber que posso contar com uma amiga como vc, que tenho forças para enfrentar os obstáculos que vez ou outra a vida acaba me impondo... muito obrigado!