ATENÇÃO galera!!!
Fiquem atentos para esta novidade!!!
Estudantes pagam 160 reais para inscrever idéias no FUC
Heloísa de Oliveira
Heloísa de Oliveira
Revelar jovens talentos da publicidade brasileira e projetá-los no mercado de trabalho são alguns dos objetivos do FUC – Festival Universitário de Comunicação, idealizado pelo publicitário Cláudio Venâncio, ex-vice-presidente da Fischer América. A cerimônia de premiação, voltada exclusivamente para estudantes de faculdades e universidades instaladas no Brasil, será realizada em 8 de novembro, no Centro de Convenções Anhembi, na capital paulista.“
Essa é uma oportunidade única para estudantes de todo o País exporem suas idéias. Com certeza, existem muitos jovens brilhantes pelo Brasil afora que só precisam de um canal para se expressar”, salienta Venâncio, acrescentando que a idéia de criar um evento desse porte está atrelada à sua necessidade, como profissional, de se lançar em novos desafios: “Quis me envolver com algo que gerasse satisfação não só a mim, mas a todo o meio publicitário. Precisamos buscar maneiras de levar novos talentos às agências e essa foi a forma que escolhi”.
Para participar do festival, os universitários precisam inscrever seus trabalhos, até 8 de outubro, por meio do site www.fuc.com.br, mediante pagamento de uma taxa de R$ 160,00. Cada inscrição dará direito ao envio de uma peça em uma das 21 categorias estabelecidas, combinada a uma dentre as oito áreas da competição disponíveis: anúncios de jornal, anúncios de revista, comerciais de até 30 segundos pare televisão, comerciais de até 60 segundos para cinema, jingles ou spots de até 30 segundos para rádios, mídia exterior, internet (banners e conteúdos interativos) e prêmio diretor de criação, sendo que neste último caso, única exceção, para concorrer é preciso inscrever duas ou mais peças em diferentes áreas relativas a meios de comunicação de uma mesma categoria. “A intenção é fazer com que um grupo de mais ou menos cinco jovens realmente crie uma campanha, como se fosse pra valer”, conta o idealizador do projeto. As categorias são:
Bebidas alcoólicas;
Bebidas não-alcoólicas;
Veículos automotores;
Bares, casas noturnas, restaurantes e lanchonetes;
Alimentos;
Calçados;
Cama, mesa e banho;
Colônias, perfumes e desodorantes;
Sustentabilidade, ação social, terceiro setor;
Serviços públicos;
Serviços financeiros;
Eletroeletrônicos e eletrodomésticos;
Escolas e universidades;
Equipamentos esportivos;
Farmácias, drogarias e medicamentos;
Higiene pessoal e bucal;
Hotéis, motéis e pousadas;
Provedor, portal e empresas de tecnologia;
Telefonia celular;
Varejo;
Categoria Limão.
A comissão responsável por avaliar os trabalhos será composta por 30 expoentes do mercado publicitário, ainda não definidos, mas Venâncio adianta que o processo de julgamento envolverá a definição de um shortlist. “Não temos a pretensão de receber um número muito grande de inscrições, mas, caso isso aconteça, também faremos uma pré-seleção para facilitar o julgamento final”, explica o executivo, informando ainda que o único critério de seleção será a qualidade do conteúdo criativo, desconsiderando-se os aspectos relacionados à qualidade da produção. “Não será julgada a qualidade final da produção, o material ou o equipamento utilizado na execução do trabalho. O que importa, acima de tudo, é a idéia."
Os vencedores receberão Ouro, Prata ou Bronze em cada área alusiva a um meio de comunicação, sendo que todos os Ouros concorrem ao The Big FUC – o equivalente a um Grand Prix –, que vale bem mais que uma medalha: vale um estágio de um mês na W/Brasil, passagens áreas, estadia e inscrição paga para participar do Festival Internacional de Publicidade de Cannes 2009. Por seu turno, o professor ou orientador do trabalho eleito The Big FUC receberá um pacote de viagem com estadia de sete dias para Nova Iorque, enquanto o ganhador do prêmio de diretor de criação leva um iMac e o da categoria Limão terá seu trabalho inscrito gratuita e automaticamente em Cannes.
Para estimular a participação das faculdades e universidades, o FUC estabelecerá ainda um ranking, intitulado “Top 10”, com as 10 instituições de ensino mais premiadas no evento. “Quero conversar com os coordenadores dos cursos de Publicidade de todas as faculdades. O incentivo deles é fundamental para que o jovem se interesse pelo festival e participe ativamente”, analisa Venâncio, complementando: “O FUC é o melhor caminho para que os estudantes sejam notados por profissionais de comunicação, produção e marketing que atuam nos principais centros econômicos do País”.
O Festival Universitário de Comunicação já vendeu seis cotas de patrocínio, tendo ainda mais quatro para serem comercializadas. Eis as marcas atreladas às peças de divulgação do evento até o momento: Unibanco, Fischer América, SempToshiba, Oi, Sol e Limão, como cotistas; e os veículos Trip, Piauí, Mix FM, MTV, Rain, TV Rock, TV Alphaville, Adnews, Vikam, Izidora Comunicação, Kinomaxx, Cinemark, Terra, iG, como apoiadores.
Fonte: www.portaldapropaganda.com
Para saber mais, acesse o site do Festival: http://www.fuc.com.br/
2 comentários:
Gomen kudasai.
Poxa muito interessante isso.
Postar um comentário