17 de mai. de 2008

Blogueiros da Bola!

Hoje, sábado (17), fui assistir ao jogo Gama x Corinthians em Taguatinga e, como bom jornalista e observador, não pude deixar de olhar a analisar a movimentação da imprensa que transita nos gramados do País.

Um fato novo que tem mudado a "a cara do jornalismo esportivo" é a aparição de um novo profissional. Não, não se trata de uma nova categoria que surge para angariar nossos servicos e empregos, mas sim um comunicador que estabelece novas formas de comunicação, sobretudo na esfera tecnológica. Trata-se do jornalista online na pura ascepção da palavra, aquele que fica durante o tempo todo postando e comentando jogadas, lances de uma partida de futebol - ou mesmo vôlei, tênis, fórmula 1.

Na verdade o que vemos hoje é um processo de instanteinidade que até mesmo os mais antigos jornalistas ficam perplexo. Num campo de futebol, além da figura desse "jornalista online", temo o fotógrafo que faz as imagens e as envia por email para as redações (às vezes, as próprias redações são ali mesmo, nao existem fisicamente), assim como os cinegrafistas que captam todas as cenas e lá no próprio estádio fazem a edição do material para enviar online ao site para qual trabalham.

Assim é com o programa "gols da rodada" do UOL e com o "gols do brasileirão" da Globo.
Esse é o caminho, ou os caminhos possíveis para quem deseja permanecer empregado. Além de se aprofundar nas novas tecnologias, permitir-se a todos os modelos e formas de comunicação. E se voce duvida disso e um dia pensa em ser reporter, saberá que tenho razão quando seu cinegrafista falhar....


POR GUSTAVO FLEURY

Nenhum comentário: