4 de abr. de 2008
Mercado de músicas digitais cresce 185%
Enquanto as vendas de CD's e DVD's parecem fadadas a um declínio cada vez mais expressivo, o mercado de músicas digitais se apresenta como uma nova fonte promissora às gravadoras. Dados divulgados na última quarta-feira, 2, pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), apontam que esse segmento (que engloba downloads e músicas baixadas via celular) obteve um crescimento de 185% em 2007, em relação ao ano anterior. Os resultados estão publicados nos principais jornais do País dessa quinta-feira, 3.Quando sintetizados, os dados oferecem um panorama mais claro acerca das mudanças das preferências dos consumidores musicais. Apenas o montante gerado com os downloads pagos de canções na web saltou de R$ 334 mil em 2006 para R$ 5,7 milhões no ano de 2007, configurando um crescimento de 1.619%. Já as vendas musicais para telefone celular contabilizaram um acréscimo de 127% no período, saltando do valor de R$ 8,1 milhões, obtido em 2006, para R$ 18,5 milhões.Em contrapartida do universo digital, as receitas obtidas com o chamado 'segmento físico musical' - CD e DVD - registraram uma queda de 31,2% no último ano em relação a 2006, totalizando um montante de R$ 312 milhões.Apesar do crescimento expressivo, as vendas digitais detêm apenas 8% do total do mercado musical nacional. Em 2006, no entanto, essa fatia ainda era bem menor, alcançando apenas 2%. Para 2008, a ABPD prevê para o universo digital a tomada de uma parcela de 15% do mercado total, o que alinharia o Brasil ao mesmo patamar médio do cenário global da comercialização de músicas.
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