10 de abr. de 2008

Exposição de arte revela os segredos do Photoshop

Mostra de imagens ilustra os diversos recursos oferecidos pelo software

Noelle Oliveira

Clique para ver ampliada

Foto: Noelle Oliveira

A Biblioteca Central da UnB (BCE) apresenta, até o dia 4 de junho, a exposição Caju além do Cerrado. A mostra faz parte do projeto BCE Cultural, que visa divulgar a produção artística e cultural da Universidade de Brasília.

A exposição é um exemplo de trabalho final de curso que se transformou em mostra de arte. Originalmente, as imagens são parte da tese em Arte Eletrônica desenvolvida por Lilian Rosa e Renato Baltar, do Instituto de Artes da UnB.

Na exposição, são exibidas 27 imagens diferentes do caju utilizando recursos do Photoshop e visando ilustrar as possibilidades oferecidas pelo programa. Neste sentido, a exposição tem um caráter didático-pedagógico, pois busca mostrar como pode ser feita a produção de imagens através de recursos e efeitos do software. Além disso, a mostra também apresenta a publicação do livro Photoshop Didático – Fácil Aprendizado para Arte Digital, outro desdobramento do projeto de final de curso dos autores.

Segundo Lílian Rosa, a figura do caju na exposição representa a metodologia adotada pelo trabalho, que foi demonstrar, em uma mesma figura, os efeitos disponibilizados pelo Photoshop. “A gente decidiu escolher uma imagem que fosse limpa, sem muitos detalhes e colocamos desde o começo até o final do livro para mostrar justamente a diferença entre cada um dos efeitos do software”.

Essa já é a segunda vez que a exposição Caju além do Cerrado visita a biblioteca. A primeira foi em novembro de 2004. De acordo com Lílian, as imagens apresentadas na mostra surgiram a partir do processo de experimentação que foi realizado durante a elaboração do trabalho de final de curso. “A gente não podia falar do programa sem experimentá-lo, por isso nasceram as imagens”, explica a autora.

Desta vez a exposição vem com imagens novas, além de disponibilizar o material impresso para os interessados no assunto. De acordo com os autores do trabalho, o intuito maior da exposição é mostrar que o Photoshop é um programa fácil de ser manuseado e que oferece inúmeros recursos. “A gente queria mostrar as diversas possibilidades, por isso trabalhamos desde imagens mais tradicionais até uma arte mais abstrata, daí para frente cada um faz o seu caminho”, conclui Renato Baltar.

A exposição está aberta para visitas de 8h as 23h45, durante a semana, e das 8h às 17h45 aos sábados, domingos e feriados. A entrada é gratuita.

jornalcampus.yawl.com.br

Nenhum comentário: