11 de abr. de 2008

Bolo publicitário deve somar US$ 495 bilhões em 2008

Bolo publicitário deve somar US$ 495 bilhões em 2008
Segundo previsões da ZenithOptimedia, Brasil saltará para a sétima posição do ranking global em 2010

Cibele Santos
10/04 - 18:11

Em resultado da retração da economia e da confiança dos consumidores da América do Norte e da Europa Ocidental, a ZenithOptimedia, unidade do Publicis Groupe, rebaixou sua previsão de crescimento publicitário combinado das duas regiões neste ano, de 4,4% para 3,8%. Em contrapartida, elevou de 10,9% para 11,1% a das outras regiões globais, devido principalmente à força dos mercados emergentes.

O volume publicitário global somará US$ 553,1 bilhões em 2010 (contra US$ 464,8 bilhões em 2007), dos quais o Brasil responderá por US$ 14,2 bilhões (versus US$ 9,7 bilhões) - o que elevará nosso mercado da nona posição do ranking para a sétima no final do período - veja tabela abaixo.

Mercados emergentes
Enquanto os mercados mais desenvolvidos (América do Norte, Europa Ocidental e Japão) contribuirão com 37% dos novos investimentos publicitários entre 2007 e 2010, o share dos emergentes atingirá 63%, prevê a Zenith. A Ásia Pacífico deverá ultrapassar a Europa Ocidental no final da década para se tornar o segundo maior mercado publicitário do mundo, enquanto a China, em quinto lugar em 2007, será a quarta do ranking. A Rússia passará da 11ª posição para a sexta; e a Índia, da 14ª para a 13ª.

A América Latina, com volume de US$ 25,6 bilhões em 2007, continuará crescendo a taxas anuais de dois dígitos (para US$ 34,5 bilhões em 2010), da mesma forma que Europa Ocidental/Central e Oriente Médio/África e restante do mundo. Dado o achatamento dos investimentos no Japão, a Ásia-Pacífico crescerá mais lentamente, diz o relatório (13% em 2007, excluído o Japão).

Mídias
A Zenith elevou significativamente sua previsão para a propaganda online, que totalizará US$ 67 bilhões em 2010 (12,3% do bolo), contra US$ 37,8 bilhões em 2007 (share de 8,2%).

Parte desse crescimento será às custas dos jornais, que crescerão apenas 4% no período. Já o cinema se beneficiará da distribuição digital, que reduz os custos de produção e permite propaganda de target local. Maiores mercados publicitários(investimento em US$ bilhão).

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