25 de mar. de 2008

Inovação Guaraná Kuat

fonte: portaldapropaganda.com

Após inovar no segmento de guaranás com o lançamento das embalagens douradas, Kuat amplifica o ideal de evolução em sua nova campanha, que estréia nesta terça-feira, 25 de março, com uma ousada proposta de romper também com os padrões da publicidade. A comunicação, distribuída em um amplo plano de mídia integrado por TV, internet, rádio, cinema, mídia exterior e impressa, segue o conceito, materializado nas embalagens, de buscar um novo olhar sobre algo que já existe. Com a assinatura “A gente muda o mundo muda”, as peças recorrem a formatos e linguagens inovadores para transmitir uma mensagem reflexiva, propondo ao consumidor o uso de sua capacidade de provocar a evolução em atitudes simples do dia-a-dia.
O filme de TV “Manifesto”, de 60”, que também terá versão de 30” e vinheta de 15”, é um dos destaques da campanha. Seguindo a proposta de evolução de Kuat, a agência Santa Clara construiu o vídeo no conceito vanguardista de “advertainement”, dando um tom de entretenimento ao que convencionalmente é tratado como linguagem publicitária. O formato é de curta-metragem: a assinatura da campanha é apresentada como nome do filme, seguida da história. No desfecho, sobem os créditos, com os nomes de todas as pessoas envolvidas na produção do filme.Com cenas urbanas – foi gravado no Rio de Janeiro –, “Manifesto” transcorre em um clima espontâneo e real. Em vez de atores, é estrelado por pessoas anônimas, recrutadas nas ruas por uma agência de casting, que no filme formam um grupo de amigos. O enredo mostra, de forma lúdica e envolvente, como um novo jeito de enxergar a realidade pode trazer evolução para situações cotidianas: a jovem que transforma uma flor em um ventilador, vendo, nas pétalas, as hélices que produzem o vento; ou o rapaz que cria uma árvore a partir de um monte de lixo. A proposta de abrir mão de artistas consagrados também foi decisiva na definição da trilha sonora do filme: a música Duck’n’cover, da banda norte-americana Passage, alternativa e sem contrato com uma grande gravadora.O tom de inspirar as pessoas a uma visão evolutiva também está presente no anúncio de mídia impressa, com um texto-manifesto que dá ao leitor as boas-vindas ao “mundo que não está pronto”. Na mídia exterior, mobiliários urbanos, empenas e painéis mostrarão a nova identidade visual da marca. A letra “K” extravasa os limites da lata e traça linhas evolutivas temáticas, compostas por ícones. Os comportamentos da sociedade, por exemplo, são retratados por símbolos como os de paz e amor, do yin e yang e da arroba dos tempos virtuais.“O que queremos mostrar com a campanha é que Kuat acredita que o mundo não está pronto e convida as pessoas a usarem sua energia natural para transformar as coisas, provocando a evolução. Esse conceito já foi muito bem materializado nas novas embalagens, que são uma metáfora perfeita de como se pode chegar à evolução de forma simples, buscando um novo olhar sobre algo que já existia: o belíssimo tom dourado do guaraná. Estamos trazendo isso agora para a campanha, com uma mensagem muito envolvente, convocando nossos consumidores a serem agentes de mudança em suas próprias vidas e no mundo. A evolução que Kuat propõe é simples, gerada pelas atitudes do dia-a-dia. Pode ser feita por qualquer pessoa que esteja disposta a buscar algo novo”, declara Andréa Mota, diretora de marketing da Coca-Cola Brasil, em comunicado enviado ao PortaldaPropaganda.com.

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